Luiz Roberto Moretti

Voltar

Participou ativamente da estruturação do sistema de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias PCJ no início dos anos de 1980 e a consequente implantação, em 1993, dos Comitês PCJ, e em 2009 da criação da Fundação Agência das Bacias PCJ.

Moretti também atuava como diretor da Bacia do Médio Tietê do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e desempenhou papel central na construção dos comitês de bacias hidrográficas paulista e federal dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL), bem como na formulação de políticas públicas para a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual e nacional.

Esteve à frente da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ entre 1999 e 2015, tendo retornado em 2018 à função, que sempre desempenhou com exemplar competência e dedicação. Muito querido pelos membros dos Comitês PCJ e pelos demais espaços profissionais nos quais atual atuou.

Atuou em parcerias importantes como das negociações das renovações das Outorgas do Sistema Cantareira, em 2004 e 2017, que garantiram mais água para a região, nos processos de sensibilização da sociedade com os programas de educação ambiental e teve papel central na estruturação dos Comitês PCJ, um dos mais desenvolvidos e consolidados do Brasil. Ele também contribuiu significativamente na implantação da Cobrança pelo Uso da Água nas Bacias PCJ.

Nos Comitês PCJ, Moretti atuou como secretário executivo desde 1999, ficando ausente dessa função apenas por dois anos, entre 2015 e 2017.